"Porque a vida não é um conto de fadas e sim, um conto de fatos."

Não desisto de ser jornalista!

Ultimamente o curso de Jornalismo tem sido “nascente” de muita polêmica. Nem uma lei de imprensa há mais e com a revoltante derrubada da obrigatoriedade do diploma no último mês de junho, muito stress foi gerado entre os 80 mil profissionais diplomados e milhares de estudantes do curso. Comunicação realmente é uma área desvalorizada. Não pela sociedade e muito menos pelo sistema capitalista que a rege, mas, principalmente por parte dos interesses particulares mais uma vez estacados no perfil dos sistemas de comunicação mundiais e principalmente brasileiros. Mas isso não vem ao caso, seria uma discussão sem nexo e sem retorno porque, infelizmente, são poucos os que lutam por seus direitos.
O fato é pensarmos o que ganhariam as grandes redações e agências de notícias sem profissionais qualificados.
Concordo que formador de opinião qualquer um pode ser, mas um formador cidadão, ético e compromissado com o interesse popular não nasce simplesmente de um dom. É muito mais que isso, vai muito além! Ou se esqueceram que o jornalismo contemporâneo está longe de ser opinativo?! Demanda imparcialidade e neutralidade, o dever é fazer um bom lead e repassar as informações com VERDADE e ponto final. Por isso acredito que as grandes empresas que prezem por profissionais bons e qualificados se destacarão.
Todo curso e profissão tem suas dificuldades, cabe a nós nos empenharmos e sermos o diferencial dentre os tantos concorrentes. Confesso que me chateei com todas as justificativas e comparações ridículas de um jornalista com um cozinheiro, por exemplo. Mas nada disso é necessário para me levar ao desânimo. Se desde pequenina era essa minha meta, não vou entregar os pontos logo agora, muito pelo contrário. Quero dar o meu melhor mais do que nunca. Não serão esses magistrados que representam nosso País que me farão sentir humilhada e desvalorizada, que eles rasguem os seus diplomas, não o meu! Tenho certeza que minha qualificação será muito recompensada.
E outra que eu acredito que a causa não esteja perdida por completa, pois, pelo o que anda sendo cogitado pela mediação por aí, os sindicados e o Senado “formam uma união” para recorrer à derrubada e os direitos dos jornalistas perante o STF. Por isso eu digo: “Sim, Deus é jornalista”. E se optei por essa academia, há um propósito... E o futuro me mostrará.

1 comentários:

Vinícius Lemos disse...

Ainda que eu não concorde com alguns argumentos, a causa é maior e estou totalmente a favor! Diploma é sinal de classe organizada em um mesmo propósito: valorização.

Followers

About me

Minha foto
"Nunca satisfarei a todos e eu nem quero! Os célebres pensadores sempre foram criticados e nem por isso deixaram de contribuir para a inteligência e conhecimento humanos." (Carol Aleixo)