"Porque a vida não é um conto de fadas e sim, um conto de fatos."

E o colapso ambiental se aproximando...


Repentinamente a situação climática tem sido contraditória. Num momento está muito quente, logo, vem uma pancada de chuva e faz com que o tempo esfrie de imediato. Noutro dia está quente novamente e assim sucessivamente, chuvas que em pouco tempo de duração, são capazes de fazer grandes estragos em estados inteiros. Denominamos este fenômeno como aquecimento global!

Segundo pesquisas realizadas pelo Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) e
pela Universidade de Reading (Reino Unido), os dias chuvosos acima de 10 milímetros de água, já aumentaram 12 dias a mais ao ano e com isso o aumento significativo das enchentes, mais uma consequencial circunstância do aquecimento global que só tende a aumentar graças a nós, gente humana. E os políticos que se preocupem em investir muito mais em infraestrutura.

É tanta água que até ano passado submergiu quase um estado por completo, propiciando várias mortes e desabrigando famílias inteiras. S.O.S. SANTA CATARINA! O Brasil ficou estupefato, comoveu-se, rezou, prestou solidariedade, mas, em menos de um ano tudo parece ter voltado à perfeita normalidade. E com água em demasiado vindo por aí ainda ouço a respeito de um futura guerra pela dita cuja, que contradição... de sede a gente não morre! Porém em compensação a taxa de mortalidade se elevará drasticamente em decorrência das contaminações, epidemias e das próprias catástrofes.

E eu que pensei que ‘morrer de raio’ fosse mito ou coisa de filme, só no ano passado foram registradas 75 mortes em todo o país. Este ano, foram registradas 14 mortes do gênero só no mês de janeiro. Terremotos, furacões, tornados- eventos que faziam parte dos primórdios vieram à tona e agora com uma densidade bem maior e mais trágica.

E para não bastar à situação caótica do planeta cadê o ar puro? Onde estão os ecossistemas? Já sei. Estão nos livros didáticos pois de concreto mesmo, nada. Deram espaço aos canaviais: o novo ecossistema brasileiro. Sim, plantemos cana-de-açúcar! Investiremos na lucrativa área de biocombustível e ‘de quebra’ plantaremos mais verde para fazer jus ao nosso verde da bandeira nacional. O próprio ‘presidente mais popular’ está querendo liberar a plantação de mais cana logo ali, lado a lado ao Pantanal. Uma pergunta: para onde irão os dejetos de toda a produção? Ah, sim... Há várias nascentes por perto né?! Que deságuam, principalmente, no majestoso Alto Paraguai. HAHAHA, faz-me rir!

Do outro lado (como já era tempo), um exemplo de interesse e preocupação pelo futuro, surge dos principais colaboradores ao aquecimento global: “os moderninhos”. Oficialmente, o CO2 é considerado nos EUA, poluente. A emissão do gás na atmosfera além de ser fator contribuinte ao efeito estufa é grande ameaça à saúde e já tem prejudicado as gerações atuais o que dirá das futuras. Mas graças ao grande OB- como diz nosso célebre Macaco Simão referindo a um apelido a Obama como: “está nos melhores lugares nos piores momentos”- o problema será amenizado com o pedido do presidente em baixar o consumo do gás. Grande OB! Esse sim deveria ser considerado “O CARA”.

Mas economizar no consumo de um gás poluente não basta, muito menos partir da ideia de que alguém já está fazendo algo. A questão é TODOS nós fazermos. Um assunto que já vem sendo problematizado há tempos e ninguém se preocupa na prática; mas as profecias, os noticiários e o aquecimento global advertem: já está ficando tarde demais.

Aqui, apenas escrevo, mas tenham a certeza de que em cada palavra eu expresso minha tristeza e extrema preocupação para com o nosso meio ambiente. E tento principalmente, alertar aos mais desinteressados e alienados aos seus mundinhos tecnológicos e capitalistas: não deixem para se conscientizar no último momento, pois precisarão dele para fazer as últimas preces!




0 comentários:

Followers

About me

Minha foto
"Nunca satisfarei a todos e eu nem quero! Os célebres pensadores sempre foram criticados e nem por isso deixaram de contribuir para a inteligência e conhecimento humanos." (Carol Aleixo)