"Porque a vida não é um conto de fadas e sim, um conto de fatos."

O lado de cá da comissão de formatura*



Acredito que a formatura seja um momento tão especial quanto o casamento. Ainda não me casei - até espero que isso aconteça daqui uns anos e que meu namorado leia este artigo [risos] - mas me formei recentemente e tenho propriedade para afirmar que é uma experiência muito especial. Experiência essa que pode ser eternizada por meio das fotografias no Facebook, álbum, filmagem ou do diploma fixado na parede. No meu caso, a ocasião fez parte da minha história por um motivo a mais: a comissão de formatura.

Não sou cerimonialista, nem promotora de eventos ou qualquer especialista que seja no assunto. Sou uma ex-formanda que viu de perto o sonho de um ano inteiro de investimentos e conquistas estar por um triz devido à falta de planejamento, quesito primário e essencial para toda e qualquer organização de formatura.  Realmente é como todos dizem sobre muitas responsabilidades, muito estresse, dores de cabeça e noites de insônia frequentes. Por outro lado o aprendizado é enorme. Aprender a administrar as contas, a usar do convencimento para a tomada de decisões frente à turma, a escolher o que é mais prático e necessário para as festividades, entre tantas outras coisas.

E para você, caro (a) leitor (a), que pretende integrar a comissão de sua formatura, compartilho da minha vivência e sugiro algumas alternativas para evitar possíveis frustrações. Minha comissão não teve o auxílio de um cerimonial nos meses que antecederam a solenidade e resolvemos tudo praticamente sozinhas. Então essa é a primeira dica para não se sobrecarregar, feche com o cerimonialista desde o início e com ele trace o planejamento da festa.

Faça contratos. Antes de fechar qualquer procedimento tenha todos os contratos assinados pelos formandos em mãos, porque pecamos nisso também e durante o ano alguns desistiram da festa e o prejuízo foi totalmente nosso. Os formandos precisam saber que assumiram um compromisso e este não é apenas financeiro.

Divida funções. Será natural que um ou outro seja mais preguiçoso dentro da comissão, mas delegar funções é a forma mais organizada de todos trabalharem com responsabilidade, afinal, todo mundo quer formar e ter uma festa maravilhosa.

Tenha tudo na ponta do lápis. Faça planilhas e não exceda os gastos, feche cada pendência de cada vez.
Tenha autoridade, mas seja democrático. Isso não quer dizer que o pessoal da comissão deva ser autoritário, mas é que na medida em que as reuniões ocorrem muitos alunos, de fora da comissão, querem palpitar e ser contra as decisões. Uma boa ideia é fazer votação com todos os formandos para as decisões mais polêmicas.   

Por fim, saiba que o lado de cá da comissão não é tão cruel assim. Só por você ter escolhido estar ali, mesmo com tantas outras preocupações acadêmicas, pessoais e profissionais, você já é um diferencial e não merece estar na “zona de conforto”, pois tem muito a agregar.

Não é só questão de brindes, nem de descontos nos pacotes (em nossa comissão nem tivemos esses benefícios, muito pelo contrário, gastamos a mais do nosso próprio bolso) é questão de responsabilidade, de aprendizado que vale para toda a vida e de uma festa de formatura inesquecível! 

Quando você fizer sua entrada na colação de grau e no baile de gala vai poder respirar aliviado, emocionado, extasiado... E verá que todas as chateações e preocupações valeram a pena pela melhor sensação do mundo, a de dever cumprido.    

*Publicação feita na segunda edição/2012 da Revista Noivas in Fest

0 comentários:

Followers

About me

Minha foto
"Nunca satisfarei a todos e eu nem quero! Os célebres pensadores sempre foram criticados e nem por isso deixaram de contribuir para a inteligência e conhecimento humanos." (Carol Aleixo)