"Porque a vida não é um conto de fadas e sim, um conto de fatos."

A Copa acabou. E agora?

É incontestável que a Copa do Mundo é uma ocasião em que todas as pessoas (ou quase todas) esquecem os problemas pessoais e sociais para vibrarem pela seleção do país de origem ou no mínimo a de sua preferência. Esse ritmo empolgado de torcer dá uma trégua às discussões polêmicas do Planeta: criminalidade, desemprego, pobreza, poluição.

Mas agora a Copa foi encerrada, na verdade para nós brasileiros e patriotas (embora muitos discordem) a Copa acabou nas quartas de final, mas de definitivo a Espanha levou a melhor, em minha opinião, merecidamente. Sim. A Copa acabou, pois #WorlCup já não é um dos assuntos mais comentados do Twitter.
O fato é que em momento algum pensei em escrever este texto para falar sobre o evento esportivo, ao contrário, para demonstrar a importância de voltarmos a atenção para coisas menos relevantes. A Copa parou o mundo, mas o mundo não parou pela Copa!
Um exemplo disso está evidente nas eleições 2010. Faltam cerca de 80 dias para escolhermos nossos representantes nos próximos quatro anos e certamente muitos mal sabem quem são os candidatos à presidência e o que dirá têm a consciência de quem votar. Pensam na Copa de 2014 no Brasil, mas até chegar lá não sabem o quanto quatro anos são preciosíssimos, principalmente, para nossa política que tem deixado a desejar.
Ao invés de focarem no exercício da cidadania, preocupam-se com a “intelectualidade paranormal” de Pulpo Paul, o polvo vidente. É triste! Aliás, isso me intriga muito... Vivo em uma época em que bichos são inteligentes e humanos inconsequentes: assassinos, ladrões, pedófilos, mesquinhos, grotescos... Não dá mais para discernir o ser racional do ser irracional. Alguém arrisca? Só uma tag para isso: #LostWorld.
Voltemos ao assunto (sem ter saído dele).
Assim como as eleições prestes a acontecer os indicadores sociais também não pararam. Já foram contabilizados aproximadamente 50 mortes e 80 mil desabrigados nas enchentes de Pernambuco e Alagoas; os conflitos no Oriente Médio somam, nem sei quantas mortes, mas são MILHARES, acreditem! Desde militares, civis, culpados a inocentes... Fora os outros conflitos atuais – sejam territoriais, religiosos, por independência – que não tenho dados consistentes, mas que também o número de mortos estampa com várias centenas nossa infeliz realidade. O maior desastre ambiental dos EUA não foi amenizado e talvez não seja, o vazamento de petróleo no Golfo do México equivale cerca de 10 a 25 mil barris por dia, comprometendo a fauna marinha, economia e principalmente, o oxigênio devido às fumaças tóxicas liberadas do acidente ecológico é... O Oceano Atlântico pede socorro. O meio ambiente clama por ele mais ainda! Falando em socorro, o Haiti ainda não recuperou parte de suas perdas com o último terremoto, ainda são mais de 1,5 milhões de pessoas desabrigadas, vivendo em condições desumanas. Ah, uma notícia boa: A economia brasileira está em superávit, no mesmo compasso da violência e criminalidade.
Cansei dessas informações!
As coisas tendem a piorar em todos esses quesitos, e eu estou muito preocupada, mas em nenhum momento ignorei minha parcela de culpa na distração de “coisas menos relevantes” deste tipo. O momento certo passou da hora, mas ainda há tempo.
Tirando as fatalidades, acredito que a solução de muitos destes problemas pode começar da escolha certa de um representante parlamentar, por exemplo. Eu espero.
Um simples voto vai muito além do que alguns caracteres teclados numa “caixa eletrônica”. Um voto é capaz de decidir o que uma nação viverá nos próximos anos, perdas e ganhos.
Desliguemos do que é banal perto desses números. Vamos nos importar mais com o Brasil, com nossos aliados, com nossos irmãos de terra. Basta ser consciente e estudar as propostas de cada candidato, na boa? Ninguém precisa de um polvo “inteligente” para realizar essa função. É dever de todo e qualquer cidadão. FOCO NAS ELEIÇÕES!

2 comentários:

Cardoso K. disse...

Posso dizer o q? Levamos um puxão de orelha bem dado ou poderia um tapa de luva de pelica pra ver se acordamos? o fato é que a Carol tem razão. É certo q foi divertido poder esquecer o mundo para focar em apenas uma Copa, é fato que descansou a mente (mesmo nos deixando nervosos e apreensivos).Passou o carnaval, passou o BBB e agora a Copa do mundo, então já está na hora de focar no que é realmente importante, como ela disse, podemos nao ter forças contra as tragédias naturais (a nao ser tentando cuidar um pouco mais do meio ambiente), mas podemos votar conscientes! Tá... sei q nao temos as melhores opçoes do mundo para votar, mas deve haver um "menos pior" né? Vamo q vamo q a Eleição ta chegando!
Agora falando do talento da Carol, fala sério hein marida, escreveu muito, adorei!. Quando eu crescer quero ser q nem vc..huauhhuuha...
bjoooos

Caroline Aleixo disse...

Por isso casei com você... A gente se entende! haha
Obrigada, amiga! Me sinto muito orgulhosa de você também, estagiáriazinha do meu coração. rs

Followers

About me

Minha foto
"Nunca satisfarei a todos e eu nem quero! Os célebres pensadores sempre foram criticados e nem por isso deixaram de contribuir para a inteligência e conhecimento humanos." (Carol Aleixo)